3ª Inter-Regional do Enart ocorre no final de semana

Nos dias 21 e 22 de outubro, Canoas será sede da 3ª Inter-Regional do Enart (Encontro de Artes e Tradição Gaúcha), que será realizado no Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe). A 12ª região engloba os municípios de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Nova Santa Rita. O evento vai envolver mais de 50 entidades da cultura gaúcha e promete atrair 5 mil pessoas durante os dois dias de competição.

A Inter-Regional visa a realização classificatória de representantes de 10 Regiões Tradicionalistas (7ª RT, 12ª RT,16ª RT, 20ª RT, 23ª RT, 24ª RT, 26ª RT, 27ª RT, 29ª RT e 30ª RT), que estão aglomeradas na 3ª Inter-Regional do ENART, totalizando o envolvimento de 165 municípios do estado do Rio Grande do Sul.

Esta é a primeira vez que a cidade recebe o Enart, evento considerado pela Unesco como o maior festival de arte amadora da América Latina. A realização é uma parceria entre a Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, e a 12ª Região Tradicionalista.

Sete palcos

Divididos em sete palcos paralelos, cerca de 2,5 mil artistas irão concorrer na fase eliminatória de um dos eventos mais importantes do tradicionalismo. Eles irão disputar as vagas para a grande final do encontro, que ocorre no próximo mês, nas seguintes modalidades: dança tradicional, declamação, intérprete solista vocal, dança gaúcha de salão, chula, gaita piano, violão e causo.

Entrada franca

Com entrada franca, o evento começa às 8h30min do sábado, 21, e se estende até a meia-noite. No domingo, às 8 horas as danças retornam ao palco e vão até o final da noite. A cerimônia oficial de abertura da disputa ocorre às 13h30min, no palco A. As competições ocorrem nas sedes social e esportiva do Cepe. O local dispõe de mais de duas mil vagas de estacionamento que irão abrigar ônibus, ao valor de R$ 80, e carros, por R$ 20.