Banco de Sangue do Hospital Universitário precisa de doadores

O Banco de Sangue do Hospital Universitário (HU), administrado pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp), precisa de doadores de sangue de todos os tipos para repor o estoque e continuar atendendo os hospitais de Canoas. Desde a última semana, a paralisação dos caminhoneiros e consequente reflexo em todos os serviços acabou afetando, também, a doação de sangue.

Quem quiser ser doador, basta ir até o HU, na Avenida Farroupilha, 8001, bairro São José, das 8h às 12h. Mais informações podem ser obtidas no (51) 3478-8200.

Requisitos para doar:

– Portar documento oficial com foto (RG, Carteira de Habilitação, Passaporte ou Carteira Profissional).

– Ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ir acompanhados de pai e mãe, ambos portando documento oficial com foto, ou responsável legal. Para a primeira doação, são aceitos candidatos de no máximo 60 anos.

– Ter mais que 50kg.

– Não estar em jejum.

– Evitar bebidas alcoólicas 12 horas antes de fazer a doação.

– Informar viagens realizadas no último ano para avaliação sobre a necessidade de exclusão na triagem clínica.

– Homens necessitam de um intervalo de 60 dias entre as doações. Mulheres podem doar a cada 90 dias.

O Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP) é uma Organização de Saúde que atua desde 2006 na prestação de serviços junto a governos municipais e estaduais. No Rio Grande do Sul, é responsável pela gestão de quatro unidades de saúde em Canoas: o Hospital Universitário (HU), o Hospital de Pronto Socorro (HPSC), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).