Caminhada homenageia a Linha de Xangô em Canoas

A Federação Afro-Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (Fauers), em parceria com a Diretoria das Políticas das Diversidades e Comunidades Tradicionais da Prefeitura de Canoas, realiza no dia 24 de setembro, a partir das 15 horas, a 8ª Caminhada em Homenagem a Linha de Xangô. O circuito, que deve reunir pelo menos mil pessoas, vai percorrer os bairros Nossa Senhoras das Graças e Marechal Rondon. No evento, também será realizada uma roda religiosa de Umbanda.

Segundo o titular da diretoria, Saulo Gil, a iniciativa é mais uma demonstração da pluralidade religiosa da cidade. “Canoas é uma cidade com grande diversidade religiosa, a Caminhada em Homenagem a Linha de Xangô é um momento de demonstração de fé ao Orixá da Justiça”, comenta Gil.

A concentração está marcada para às 15 horas em frente à sede da Fauers, localizada na Rua Fernando Abbot, número 159, no bairro Nossa Senhora das Graças. A caminhada, que deve começar às 15h30, percorrendo as ruas Fernando Abbot, Santa Maria; as avenidas Santos Ferreira, Inconfidência; passando também pelas ruas São Pedro, Dona Rafaela com chegada no Parque Getúlio Vargas, o Capão do Corvo. Ao longo do percurso, que deve durar cerca de uma hora, será realizada também uma roda religiosa de umbanda. A Guarda Municipal fará a escolta dos religiosos durante a caminhada e a prefeitura disponibilizará, também, tendas para a realização da roda religiosa.

Orixá homenageado

Um dos orixás mais populares no Brasil, Xangô é cultuado como o Rei das Pedreiras, Senhor do trovão, Pai de justiça e o Orixá da política. Guerreiro, bravo e conquistador, Xangô também é conhecido como o Orixá mais vaidoso, entre os deuses masculinos africanos. O presidente da Fauers, Everton Alfonsin, lembra do Orixá para aqueles que necessitam de forças. “Nossa caminhada chega em sua 8ª edição, pedimos que Pai Xangô, que é o Orixá da Justiça, do Equilíbrio e das Leis, proteja a todos que necessitem de sua força.”, exalta Alfonsin.