Canoas tem ações voltadas ao Setembro Amarelo

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Diretoria de Saúde Mental, realiza neste mês diferentes ações referentes ao Setembro Amarelo, que tem como objetivo prevenir o suicídio através da conscientização sobre o tema.

Nesta terça-feira, 12, a SMS realizou no Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) duas palestras sobre o tema com a equipe do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS III) Recanto dos Girassóis.

No Hospital Universitário (HU) ocorreu a entrega de materiais informativos aos usuários sobre o trabalho do CAPS. A programação segue na quinta-feira, 14, sobre o tema com a palestra do médico Ricardo Nogueira, às 11 horas, no Espazio HU.

Na sexta-feira, 15, à tarde, ocorre o Setembro Amarelo na Praça, atividade que tem como objetivo prevenir o suicídio através de diferentes manifestações culturais. A ação ocorre na Praça Dona Mocinha, no bairro Niterói. Estão previstas oficinas de personalização de bandeiras sobre o Setembro Amarelo, haverá ainda espaço para apresentações da comunidade, roda de conversa e shows com Ufus Clan, Consciente Ments, Gerê Ferreira, Kubano dos Katrefa e Função Atual.

O Setembro Amarelo acontece desde 2015 no Brasil. A campanha utiliza a cor amarela para a identificação de locais públicos e privados além da ampla divulgação de materiais abordando a respeito da realidade do suicídio no País.