Canoenses vão pagar mais com PPP da Corsan, afirma deputado

O deputado estadual Nelsinho Metalúrgico promove, na próxima quarta-feira, 11, seminário para tratar da Parceria Público-Privada (PPP) da Corsan em Canoas. O evento será na Câmara de Vereadores do município, a partir das 18h30min, e contará com a participação de vereadores, gestores públicos e entidades de classe como o Sindiágua.

De acordo com o deputado, a Corsan quer entregar para a iniciativa privada os serviços de coleta e tratamento de esgoto na Região Metropolitana. Segundo ele, nas cidades que adotaram esse modelo, os consumidores tiveram reajuste de até 100% no valor pago sobre o consumo de água, alerta o deputado.

Além disso, Nelsinho Metalúrgico lembra que a Corsan deixou de captar R$ 216 milhões a fundo perdido para investir na coleta e tratamento de esgoto em Canoas. “Com esse investimento público, Canoas chegaria a 70% de cobertura de esgoto sem precisar da privatização dos serviços”. O deputado lembra que boa parte da rede de esgoto de Canoas já está pronta e foi construída com recursos da sociedade.

O modelo de PPP da Corsan prevê a concessão do serviço de esgoto por 35 anos. “A empresa começa ganhando sem investir um centavo”, destaca o parlamentar. Para ele, a PPP só se justifica em municípios que não têm uma rede de saneamento instalada. “A Corsan é plenamente capaz de arcar com os investimentos que faltam em Canoas e cobrar por eles de forma justa. Já a iniciativa privada visa somente o lucro. Quem vai pagar a conta é a população”, conclui Nelsinho Metalúrgico.