ComicCON RS realiza sua maior edição em 2017

A principal convenção de quadrinhos e cultura pop do Rio Grande do Sul realizou a maior edição de sua história em 2017. Entre visitantes e participantes, mais de 5 mil pessoas passaram pela ComicCON RS em dois dias de programação no campus da Ulbra em Canoas. O fim de semana de tempo agradável e ensolarado contribuiu para que o público comparecesse em peso, trazendo também um número surpreendente de cosplayers caracterizados dos mais variados personagens do universo nerd, uma atração à parte nas fotos e nos desfiles.

Nos corredores da convenção, a famosa estátua do Hulk de mais de 2 metros de altura em exposição no estande da Gracom foi a sensação entre os fãs, que não perderam a chance de caprichar na pose e fazer fotos ao lado do gigante mais querido dos quadrinhos. Com personagens clássicos como Darth Vader e Luke Skywalker até os novos protagonistas da franquia, o espaço do Conselho Jedi RS dedicado a Star Wars também rendeu muitas fotos para os visitantes.

Como não poderia deixar de ser, a estrela do evento foi José Luis García-López, convidado internacional que redefiniu a figura dos super-heróis no imaginário popular com o Guia de Estilo da DC Comics, editora de ícones como Batman, Superman e Mulher-Maravilha. Residente em Nova York desde os anos 1970, o artista espanhol criado na Argentina se sentiu em casa por aqui. Sempre acompanhado de um bom mate, García-López conversou com os fãs em um compreensível misto de espanhol e português, e distribuiu autógrafos, sorrisos e apertos de mãos durante todo o tempo. Famoso pela simpatia e humildade, o desenhista participou de debates, realizou uma Masterclass onde demonstrou ao vivo seu processo criativo, e ainda fez parte do Artists Alley junto com dezenas de artistas independentes.

Nos dois palcos de programação simultânea, um dos principais destaques foi a presença de Eddy Barrows, desenhista exclusivo da DC Comics. Além de realizar uma Masterclass lotada e participar de diversos painéis, o artista brasileiro foi homenageado pela ComicCON RS com a Medalha Renato Canini, em um momento emocionante que contou com depoimentos de seus familiares em vídeo e uma bela fala de seu colega e amigo José Luis García-López.

O palco principal também teve o encontro dos convidados nacionais Sidney Gusman e Vitor Cafaggi para um bate-papo sobre o selo Graphic MSP e a adaptação da Turma da Mônica para o cinema em seu primeiro filme versão live action. Para os colecionadores de HQs, o auge da programação foi o painel especial com anúncios exclusivos da Panini para o segundo semestre, com a presença do editor-chefe Levi Trindade. Ele divulgou em primeira mão as datas e os detalhes de publicação de mais de 40 títulos da Marvel, DC Comics, Vertigo e Star Wars, entre outros, com direito a novidades e algumas surpresas previstas para 2018.

Realizada pela produtora Multiverso desde 2011, a ComicCON RS segue o modelo das grandes convenções do gênero com uma ampla estrutura que conta com palcos de debates, workshops e outras atividades, artists alley, espaço de expositores com estandes de lojas, editoras e livrarias, áreas de lazer e alimentação, desfiles cosplay, espaços temáticos, exposições, sessões de autógrafos e muito mais. A próxima edição do evento acontece em 2018, e as novidades podem ser acompanhadas pela página oficial, www.facebook.com/comicconrs.