Competições Escolares Canoenses 2016

Meninas disputam no futsal uma medalha do Ceca. Foto: Gustavo Garbino/PMC.

Meninas disputam no futsal uma medalha do Ceca. Foto: Gustavo Garbino/PMC.

O evento competitivo esportivo entre as escolas da rede municipal, estadual e particular de Canoas (Ceca), que é promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, entra na sua fase de decisão. As finais acontecerão de 3 a 9 de outubro, a partir das 8 horas, no Centro Olímpico Municipal e no Centro de Esporte e Lazer São José. Participam 65 escolas, sendo 31 municipais, 20 estaduais e 14 particulares. No esporte coletivo foram 413 inscritos e, no individual, 1.145 participantes. As Competições iniciaram-se no dia 29 de agosto e seguem até 9 de outubro, abrangendo competições nos seguintes esportes:
Atletismo, judô, xadrez, futsal, basquete, vôlei, handebol, além , é claro, do futebol.

O Ceca tem por objetivo estimular a prática esportiva escolar e a cidadania, promovendo a integração e oportunizando a qualificação educacional por meio de atividades competitivas entre as comunidades escolares.

Esta competição passou a fazer parte do calendário oficial do município, a partir de um projeto de lei criado e proposto pelo vereador César Augusto (PRB) em 27 de dezembro de 2010, quando a partir desta data entrou em vigor tornando este evento um dos momentos mais aguardados do ano pelos alunos das escolas de Canoas. Onde além da experiência esportiva, interagem e convivem com alunos de outras escolas em ambiente saudável, tornando a convivência muito prazerosa e divertida onde os alunos saem do ambiente escolar e tornam o evento uma grande festa.

Muito mais importante do que medalhas, são os legados que os jogos nos deixam, a cultura da prática desportiva, as amizades iniciadas, a convivência em grupo, o ambiente saudável, isto tudo e muito mais nos fazem caminhar, correr, saltar e lutar para vivermos um mundo melhor.