Confira as mudanças no trânsito e o rito para a passagem da Tocha Olímpica em Canoas

Av. Victor Barreto, no Centro. Foto: Bruno Lara-arquivo/OT.

Av. Victor Barreto, no Centro. Foto: Bruno Lara-arquivo/OT.

 

Quem circula pela avenida Victor Barreto já pode observar na segunda-feira, 4, as alterações no trecho em que a Tocha Olímpica irá passar em Canoas. O meio-fio e as marcações no asfalto foram devidamente pintadas, além de uma reforma na parte exterior do prédio da antiga estação férrea.

Mas as mudanças não param por aí. Em função da chegada da Tocha, que ocorrerá no dia 8 de julho, desde a meia-noite da quinta-feira, 7 de julho, serão proibidos trânsito e estacionamento no percurso que compreende a avenida Victor Barreto até a rua Anita Garibaldi, passando pelas ruas Cândido Machado, XV de Janeiro, Caramuru e entre a rua Anita Garibaldi e a rua Regente Feijó.

As vias entre as avenidas Getúlio Vargas e Victor Barreto, que compreende as ruas Gonçalves Dias, Ipiranga, Frei Orlando, Fioravante Milanez, Tiradentes, Muck, Domingos Martins, Regente Feijó, Napoleão Laureano, Siqueira Campos e Anita Garibaldi ficam bloqueadas até as 10 horas do mesmo dia.

 

Linhas desviadas

As linhas de ônibus da avenida Victor Barreto serão desviadas para a avenida Guilherme Shell. As linhas de ônibus que passam pela avenida Getúlio Vargas devem ser mantidas, porém o embarque e desembarque serão desviados da Praça do Avião para a parada da passarela.

 

Sem lixo

Também a partir da meia-noite da quinta-feira, os contêineres de lixo da coleta automatizada, que estão no trajeto do revezamento, serão realocados para as ruas Muck, Domingos Martins entre a Regente Feijó e a Napoleão Laureano, sempre entre a rua XV de Janeiro e a avenida Victor Barreto. Os equipamentos ficarão nesta vias até a meio-noite da sexta-feira, dia 8.

 

Serviços no dia

Em seu sita a Prefeitura informou que os serviços que funcionarão no dia serão: Ambulância e motolância, Corpo de Bombeiros, agente de trânsito, Guarda Municipal, Brigada Militar, Força Nacional de Segurança e Fiscalização da Secretaria do Desenvolvimento Econômico.

 

Preparação

A concentração inicial dos atletas, equipe de trabalho e público em geral será no Ponto de Coleta, em frente ao prédio da antiga estação férrea, na Avenida Victor Barreto, 2.301, no Centro. A partir das 6h45min diversas atividades devem ocorrer no local de partida e ao longo do percurso do revezamento, que ocorre a partir das 7h19min.

O prédio será o ponto de coleta, local onde se encontrarão os envolvidos para o evento de revezamento da Tocha Olímpica. Enquanto o público chega para assistir ao revezamento, haverá intervenções circenses, artísticas e esportivas como entretenimento, tudo com alocução do radialista canoense Éverton Cunha, conhecido na cidade como Mr.Pi.

O esporte local terá a participação de atletas de vários segmentos. Durante o revezamento, entre a rua Ipiranga e Praça do Avião, 11 núcleos apresentarão as modalidades dos esportes desenvolvidos nos projetos municipais da cidade, com a participação de coordenadores, professores e alunos dos projetos municipais.

 

Percurso de 2km

O percurso, segundo informou a Prefeitura, será de 2 km pelo Centro, onde a cada 200 metros haverá substituição de um atleta condutor por outro, totalizando 10 condutores. A Equipe Rio 2016 e seus patrocinadores realizaram um concurso para escolha de seis atletas, os quais não tiveram os nomes divulgados, e os quatro restantes foram indicados pelo Município. Próximo ao horário da largada, pousará na avenida Victor Barreto o paraquedista Wanderley Chimendes trazendo a bandeira de Canoas, dando início ao revezamento.

O trajeto será: av. Victor Barreto – rua Siqueira Campos, rua Caramuru – rua Regente Feijó – rua XV de Janeiro – rua Fioravante Milanez –  avenida Victor Barreto – rua Frei Orlando e rua XV de Janeiro.

 

Participações

Ao longo do percurso, participam e acompanham o revezamento comunidades escolares e esportivas com cerca de 4.400 alunos da rede municipal de ensino que devem usar sombrinhas nas cores de Canoas; 2.500 participantes dos programas da Secretaria de Esportes e Lazer acompanharão o revezamento e o Grupo de Corrida de servidores atletas, alunos das redes pública estadual e privadas de Canoas e público em geral.

Bailarinos estarão posicionados em escadas e andaimes ao redor do avião, monumento característico de Canoas. Quando o último condutor se aproximar da Praça do Avião, iniciará a intervenção artística do Coletivo de Dança Canoas, que levantarão o tecido em coreografia inspirada nos esportes olímpicos. Atletas de futebol feminino da equipe Duda Canoas formarão um corredor humano. A Banda da Base Aérea também fará apresentação no local.

 

Atividades de Encerramento

Às 7h45min, quando o último condutor se aproximar da Praça do Avião, iniciará a intervenção artística do Coletivo de Dança Canoas, que levantarão o tecido em coreografia inspirada nos esportes olímpicos. O espetáculo acontecerá ao som de bumbos legueros, remetendo a tradição gaúcha. Simultaneamente, 24 atletas de futebol feminino da equipe Duda Canoas formarão um corredor humano.

Ao término do evento do Intervalo de revezamento da Tocha Olímpica, será realizado o plantio de uma árvore na Praça do Avião, marcando a passagem da Tocha Olímpica por Canoas. Nesse momento começam algumas atividades no palco principal: aulão de ritmo, ginástica e alongamento.