Conselho da Comunidade de Canoas visita O Timoneiro

MONIQUE

Foto: Simone Dutra/OT

O presidente do Conselho da Comunidade de Canoas, Carlos Alberto Maack, esteve no jornal O Timoneiro para falar sobre a importância da entidade social no município e a busca de parcerias.
O conselho está localizado na Rua Cândido Machado, 276. Contatos podem ser feitos pelo e-mail contatocarlosmaack.adv@ibest.com.br e pelo telefone (51) 99807.9577.

O Timoneiro – Qual a importância do Conselho da Comunidade para o município?

Carlos Alberto Maack – O Conselho da Comunidade de Canoas é a entidade social responsável por fiscalizar as condições do apenado até o cumprimento da pena e garantir que a lei seja cumprida de forma humanizada. Toda a comunidade, onde houver um presídio ou cadeia, tem que ter um Conselho da Comunidade. Quando uma pessoa é presa ela recebe uma sentença, mas não perde seus direitos constitucionais. A única coisa que ela perde é sua liberdade. Todos os outros direitos devem ser preservados.

Como avalia a forma da comunidade encarar esse apenado?

A comunidade costuma virar as costas para essas pessoas, ninguém dá oportunidade. As pessoas precisam compreender que quanto pior o tratamento que se dá para esse apenado, maior o risco dele sair pior do que entrou.

Como o Conselho busca o apoio da comunidade?

O sucesso da atuação do conselho depende diretamente do apoio prestado pelo Poder Judiciário e da comunidade. Hoje precisamos de parceiros que nos auxiliem de formas diversas, tanto oferecendo bens materiais como humanos.