Deputado federal João Derly lança aplicativo “Tu Decide”

O deputado federal João Derly (REDE-RS), em parceria com uma empresa gaúcha de tecnologia, está em fase final de desenvolvimento de um aplicativo para smartphones e tablets, que irá interagir com o cidadão gaúcho.

O aplicativo será chamado de “Tu Decide”, tendo como função a gestão popular dos recursos de emendas parlamentares que o parlamentar destina aos municípios gaúchos. Sua finalidade é estreitar a relação e facilitar o diálogo com o contribuinte gaúcho. O aplicativo ainda será um intermediador que demonstre, ao mandato do deputado João Derly, as reais necessidades dos municípios, ajudando na divisão dos valores oriundos das emendas parlamentares.

“Esse aplicativo é a forma que encontrei de democratizar a destinação das emendas ouvindo, ainda mais, o povo gaúcho na hora de destinar o recurso. O diálogo já existe, diariamente, nos meus gabinetes itinerantes e redes sociais, mas senti que precisávamos ouvir mais e agora teremos esse meio”, explicou o deputado federal, que ressaltou a importância da tecnologia: “estarei abrindo as portas do meu gabinete para todos os gaúchos, e isso na palma da mão do seu smartphone. Um jeito transparente e objetivo de me ajudar a destinar os recursos para as cidades gaúchas, envolvendo diferentes setores da sociedade gaúcha”, finalizou o deputado federal João Derly.
Para incentivar o uso do aplicativo para um maior engajamento, foi criada uma emenda extra de R$ 250 mil para a cidade que mais utilizar a tecnologia (cálculo será proporcional ao número de habitantes). O aplicativo estará disponível em duas plataformas (Android e IOS).

Gustavo Finck, assessor parlamentar e responsável pelo projeto, destaca: “cada cidadão poderá votar apenas uma vez e poderá escolher três demandas prioritárias de investimento, onde mapearemos o Rio Grande do Sul”, que completa “a votação também poderá ocorrer de forma off-line e na web pelo site do deputado (www.joaoderly.com.brou www.tudecide.com.br). Nosso objetivo com esse projeto tecnológico é melhorar a relação e o diálogo com nossos eleitores, acredito que será um sucesso de engajamento popular”, encerrou.

O lançamento do aplicativo está marcado para o mês de outubro, em Porto Alegre, e a meta inicial é chegar em um envolvimento que atinja 200 mil pessoas em todo o estado.