Escola de Educação Infantil Vó Maria completa 37 anos em setembro

Simone Dutra*

O Timoneiro visitou a Associação Beneficente e Educadora Vó Maria, e conversou com seu presidente, José Mauro dos Santos, que está à frente da associação há mais de 20 anos, sendo também um de seus fundadores. Criada em 1981, pela Associação dos Moradores da Vila Santo Operário, e através da solicitação das mães que necessitavam de um espaço para deixar os filhos quando fossem trabalhar, a Creche Vó Maria se tornou referência em Canoas.

Em 2000 ela deixou de ser creche e passou a ser Escola de Educação Infantil Vó Maria, para se adequar à nova legislação. Prestes a completar 37 anos de existência em Canoas, segundo o presidente, o espaço tem hoje 350 crianças matriculadas, que vão de 03 a 12 anos, e conta com um quadro de 50 funcionários.

Mauro explica como funciona a distribuição de vagas: “150 vagas são vendidas para a Prefeitura, negociação que fizemos principalmente para garantir a folha de pagamento, mas continua sendo a população canoense quem nos mantém”.

São aceitas doações de roupas, sapatos, móveis, entre outros, para comercializar nas feiras, que ocorrem uma vez ao mês a preços populares e com o objetivo de arrecadar o dinheiro para a escola. Quem quiser doar, deve entrar em contato através dos telefones (51) 3075.8550 e (51) 3466.6155 e solicitar para que a associação faça retirada no local informado.