ExpoUlbra terá ecopontos para descarte de resíduos sólidos

A ExpoUlbra, que acontece entre os dias 16 e 20 de outubro, além de espaço para difusão do conhecimento e de tecnologia, abrirá suas portas para tratar de outro assunto muito importante: o descarte consciente. No Brasil, estima-se que, a cada ano, são produzidos o equivalente a 387 quilos de lixo por habitante, mas menos da metade recebem o destino correto. Pensando nos efeitos causados à natureza e na necessidade de modificação desses hábitos, o Setor de Gestão Ambiental e Paisagismo da Ulbra Canoas trará para a mostra ecopontos preparados para o recolhimento dos resíduos sólidos nocivos ao meio ambiente.

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmica e externa e promover maior divulgação sobre a importância da consciência ambiental, serão disponibilizados ao público, durante o evento, espaços de coleta dos materiais que, através de parcerias com empresas licenciadas, serão devidamente descartados ou reaproveitados.

A entrega dos resíduos poderá ser feita por alunos, funcionários e comunidade em geral através do Setor de Gestão Ambiental e Paisagismo da Ulbra Canoas, no prédio da UlbraTech, localizado por meio de banners e adesivos de identificação.

Os tipos de rejeitos que poderão ser descartados na campanha:

Coleta de eletrônicos (pen-drives, celulares, roteadores, teclados, mouses, carregadores de celulares notebooks fontes de energia) — Parceria com a Trade Recycle;

Coleta de óleo de cozinha usado (aceitos somente em garrafas PET) – Parceria com a LogSul;

Coletores de bitucas na entrada e saída do prédio principal do evento;
Doação de mudas de árvores nativas de pequeno a médio porte — Parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Canoas;

Coleta de pilhas e baterias – parceria a empresa GM&C Soluções em Logística Reversa e Reciclagem Ltda.

A proposta segue também durante o ano, com pontos disponíveis nos saguões dos prédios. Identifique-os e colabore. Descartando seu lixo, você contribui com o meio ambiente.