Grupo de mães no Mathias Velho completa cinco décadas de voluntariado

Marcelo Grisa

O mais antigo clube de mães em atividade em Canoas completou 50 anos neste mês. O Clube de Mães São Carlos, surgido na Associação Educadora de mesmo nome, no bairro Mathias Velho, começou suas atividades em 16 de setembro de 1967. Eram pouco mais de meia dúzia de mulheres que decidiram ajudar o próximo dentro de sua comunidade através da ação voluntária.

Dentre elas, Celita Schmidt e Teresa Oliveira – ambas ativas nesse movimento até hoje.

A atual presidente da entidade, Maria Noemi Nascimento, destaca que, mais que uma forma de ajudar instituições como abrigos e orfanatos, o clube é uma forma de integrar mães de família umas com as outras.

As mães do Mathias Velho, que têm entre 30 e 90 anos, ainda aproveitam para estabelecer o grupo como um círculo de amizades. Em comemoração ao cinquentenário, reuniram-se para uma viagem às Termas do Gravatal, em Santa Catarina. Dada a diferença de idades entre elas, se ajudam e dão conselhos entre si sobre os mais diferentes assuntos.

Dentre as principais atividades do Clube de Mães São Carlos, a principal é a realização de brechós, a confecção de itens em crochê e a arrecadação de roupas e alimentos. “Doamos para o asilo, para abrigos e procuramos principalmente dar roupas para mães de crianças em situação mais precária, que é algo que contribui até para a sobrevivência. Tudo isso com muito pouco”, aponta Maria Noemi.

O São Carlos é um dos grupos mais representativos de Canoas, com 38 sócias inscritas. Uma pequena sala na Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves funciona como sede para as reuniões do clube de mães. Anteriormente a sala disponível era maior, mas recentemente o colégio precisou do espaço, realocando o grupo para que o vínculo não fosse encerrado. “A sede do nosso clube já chegou até a ser na casa de uma das fundadoras, então a gente consegue. Agradecemos ao Bento por manter essa iniciativa para nós”, afirma a presidente.

A próxima Olimpíada Amadora Estadual de Clubes de Mães, que deverá ocorrer em Tramandaí no mês de novembro, tem fortes concorrentes do São Carlos. A Mãe do Ano de Canoas, Zaira Barros, e a Vó do Ano, Nadir Marques, competirão pelo título de Mãe e Vó do ano RS.