OT Niterói: Sport Club Oriente comemora oitenta anos

O Sport Club Oriente é um dos clubes amadores mais antigos em atividade no Rio Grande do Sul. No dia 6 de janeiro ele comemora 80 anos de existência ininterrupta. Mesmo o Oriente não sendo do Niterói, é inegável sua importância para o futebol de toda Canoas, por isso contamos sua história aqui nas páginas do OT Niterói. O clube, que sempre teve sua sede no bairro Nossa Senhora das Graças, foi fundado antes da existência de Canoas como município.

O salão de festas recém-reformado do Sport Club Oriente entrega o passado de glória do time. São incontáveis os troféus dispostos em prateleiras. "O Oriente é multicampeão”, contou Marco Aurélio Maia, o atual presidente do clube. "Mas nem todas taças estão aí, muitas se perderam com o tempo”. Marco é o 46º presidente do clube, que a cada dois anos elege um novo.

Marco conta que pelo campo do Oriente já passaram grandes times do Rio Grande do Sul, como o Inter e o Grêmio. O time sempre foi time referência sobre o futebol de Canoas. Além disso, o clube possuía time de vôlei e futebol feminino, e era visitado por famílias que o usavam como parque para piqueniques, já que o campo, cercado por eucaliptos, era um lugar bastante agradável.

O início
O clube foi fundado em 1932 por amigos do antigo 4º distrito de Gravataí, que nutriam duas paixões em comum: o futebol e o Sport Club Internacional. Tanto os uniformes como o nome do clube e do campo (eucaliptos) foram baseados no do time colorado. Além disso, o clube foi um dos criadores da Liga Canoense de Futebol.

O Oriente também foi um dos primeiro clubes a aceitar negros em sua escalação, o que não era normal antigamente, embora impensável hoje em dia. Tanto porque o futebol brasileiro sem afro-brasileiros seria um futebol sem Pelé e muitos outros craques de grande importância.

"O futebol de Canoas passa pelo Oriente: ou tu já jogou contra, ou tu já jogou no time”, resumiu a relevância do time para Canoas o presidente do clube.

Oriente hoje
O Sport Club Oriente não vive apenas de futebol. Nas paredes, cartazes tentam dar uma vida mais longa aos jovens: "Aqui no Oriente, droga não joga”. O clube preza por uma juventude saudável e pela importância do esporte. Organizam também, como parte de suas ações sociais, atividades no Dia das Crianças e no Natal, onde arrecadam brinquedos para crianças carentes.

A sede do clube recebeu reformas há pouco tempo, e os sócios esperam ampliar mais ainda no ano que recém-começou. Ocorreu também uma adequação no sistema de segurança do clube, como a colocação de extintores em pontos estratégicos.

Oitenta anos
O Oriente convida a todos os orientistas para celebrar o octogenário do clube em um evento no dia 6 de janeiro, sexta-feira. A comemoração irá acontecer na sede do Oriente, na rua José Bonifácio, 62, no bairro Nossa Senhora das Graças. A primeira atividade da tarde será um jogo de futebol, às 18h30min. Quem chegar, joga. Haverá depois, também, show pirotécnico e homenagens a ex-membros e ex-jogadores que fizeram parte dos oitenta anos de história do Sport.
Powered by Supremo Hosting

Assine nossa newsletter