Opinião: Coluna momento político

jorge111215

Falta de vergonha

Quem tem assistido nos últimos dias as reuniões do Conselho de Ética, da Câmara dos Deputados, em Brasília, que julga processo contra o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, deve ter sentido vergonha da representação política brasileira. Parece brincadeira comportamento irresponsável da maioria da comissão. Várias sessões foram convocadas e o resultado é sempre negativo.

Agora com a televisão mostrando as sessões, a gente pode ver a incapacidade de grande número de parlamentares. O presidente da comissão tem demonstrado não ter condição alguma de presidir um colegiado. Não conhece o regimento interno da Casa, não faz valer a autoridade do presidente de um conselho de ética, e o que é pior, vai deixando “enrolar” o caso.

Quem assiste fica decepcionado como o dinheiro público que é jogado fora.

 

Saúde

Continua caótica a saúde pública em Canoas. Muitos gastos, muita propaganda e promessas que não são cumpridas. O Hospital Universitário, que pela qualidade que herdou do Hospital da Ulbra deveria ser uma das referências para o país, está jogado as traças. Médicos não recebem salários, a administração terceirizada é de baixa qualidade e os canoenses não recebem o atendimento a saúde que merecem.

O prefeito quer tomar conta de tudo para fazer o seu marketing pessoal e acaba prejudicando os serviços, ou melhor, anulando os serviços caríssimos.

 

Sucessão municipal

Continuam os contatos partidários para a sucessão municipal, mas há um grande entrave em todas as conversas: A herança maldita, de uma dívida de mais de R$ 1,3 bilhão que o governo Jairo Jorge (PT) e Beth Colombo (PP) vai deixar ao sucessor.

Quem suceder Jairo Jorge vai passar, no mínimo, dois anos em regime de grande austeridade para poder pagar as dívidas.

Esses partidos de oposição, que eram poucos, mas que agora começam a crescer, trabalham com a ideia de um frentão de oposição para diminuir os custos da campanha e consolidar a mudança de rumo do governo municipal.

As pesquisas que possuem indicam o desgaste acentuado da gestão Jairo Jorge (PT) e a insatisfação dos eleitores com a sigla PT. Cresce as chances de vitória da oposição.

 

Corsan

A empresa estatal de fornecimento de água e esgoto para a população de Canoas não está atendendo os canoenses a altura. Nós somos o município que fornece o maior número de recursos financeiros para a Corsan, mas é vergonhoso o percentual de residências atendidas pela coleta de esgoto cloacal e o tratamento do mesmo. Cidadãos canoenses estão irritados com o assunto e querendo uma manifestação da Câmara de Vereadores.

 

Educação Infantil

As denúncias formuladas pelo ex-procurador da Prefeitura, Dr. José Carlos Duarte, e a defesa apresentada pela associação credenciada pela Prefeitura, todas publicas por O Timoneiro, demonstram a gravidade do assunto. Longe está de ser esclarecida. As denúncias de pessoas que começam a borbulhar e os volumes financeiros que circulam entre prefeitura e associação despertam interesse nos cidadãos, no Ministério Público e no Tribunal de Contas.

O assunto é tão grave que parece ser a pauta, na próxima semana, dos debates na Câmara de Vereadores. As crianças merecem o respeito, o dinheiro público também, os profissionais da educação também e a sociedade muito mais deve ser esclarecida. Parece ser um assunto bomba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>