Paulo Renato Paim é o novo secretário do Meio Ambiente

O engenheiro Paulo Renato Paim é o novo titular da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA). O novo secretário substitui Cristiano Pacheco, que deixou o cargo para se dedicar à atividade jurídica e à docência universitária. Paulo Renato Paim foi apresentado aos servidores da SMMA na manhã desta sexta-feira, 4.

Especializado em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Paim atuou em diversas instituições do Estado e foi um dos autores da lei nacional de recursos hídricos. Antes de retornar ao Rio Grande do Sul para assumir a SMMA, foi diretor presidente da Agência Estadual de Recursos Hídricos do Espírito Santo.

“Conheço o Paim há muitos anos. Trabalhamos juntos no governo do Estado. Ele tem bom conhecimento, para não dizer ótimo, da área ambiental. Tem um currículo invejável”, destacou o prefeito Luiz Carlos Busato (PTB).

Paulo Renato Paim foi técnico em Planejamento Regional na Fundação Metropolitana de Planejamento (Metroplan), fundador e 1º coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacia, presidente do Comitesinos e idealizador e coordenador do processo de planejamento participativo do Plano Estadual de Recursos Hídricos. Também foi diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e diretor do Departamento de Irrigação da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano.

“Canoas ganha muito, Paim traz toda a sua experiência para agregar ao trabalho que já vinha sendo realizado na Secretaria de Meio Ambiente, com o seleto e qualificado grupo de funcionários da nossa administração. Tenho certeza de que teremos um avanço muito grande na sustentabilidade nos próximos anos”, ressaltou a vice-prefeita Gisele Uequed (Rede).