Projeto Educar para Transformar retorna ao município com ações para alunos da rede pública

Após a realização de um Seminário Regional que reuniu professores de 18 municípios da região Metropolitana no mês de agosto, o projeto Educar para Transformar, da concessionária de energia elétrica RGE Sul, retorna a Canoas para atender os alunos. Nesta segunda e na terça-feira, 11 e 12, as apresentações ocorrem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Erna Würth – Avenida 17 de Abril, 430 – para alunos da rede municipal, e na quarta-feira, 13, no Colégio Estadual Marechal Rondon – Rua Santini Longoni, 147 – para alunos da rede estadual, sempre em dois turnos, com início às 9 horas e às 13h30min. O objetivo das atividades é inserir a temática da sustentabilidade no ambiente escolar, por meio da abordagem dos temas energia, água, resíduos e mobilidade, e suas aplicações no dia a dia.

As ações para os estudantes são momentos de aprendizagem por meio de atividades lúdicas, desenvolvidas para alunos do 1º ao 5º ano e realizadas em cada um dos 118 municípios atendidos. Integram as atividades um grande círculo para a encenação do espetáculo teatral “Inventário de seres e coisas”, além de jogos e dinâmicas sobre o uso seguro e eficiente de energia elétrica, destino correto do lixo, consumo consciente de água e formas de mobilidade menos poluentes. Também são entregues materiais pedagógicos – Revista do Professor, Revistas dos Alunos e CD – para fomentar a continuidade dos trabalhos nas escolas. Será a última semana de atividades do terceiro ciclo do projeto itinerante que visa à formação de sociedades mais conscientes e comprometidas com o planeta. As duas últimas apresentações acontecem em Esteio, na quinta e na sexta-feira, 14 e 15.

Pertencente ao Programa de Eficiência Energética da RGE Sul, o projeto é realizado em parceria com as Prefeituras – por meio das Secretarias Municipais de Educação – e Coordenadorias Regionais de Educação. Nos seus dois primeiros ciclos (2012 e 2014/2015), a iniciativa percorreu 79 cidades com a participação de mais de 204 mil pessoas.