Projeto que altera ordem de sucessão do Executivo é aprovado na Câmara

IMG_2652

 

Os vereadores aprovaram, em segundo turno, na sessão da quarta-feira, 23, o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) nº 01/2016, de autoria do poder Executivo, que trata da sucessão em casos de impedimento e ausência do prefeito.

A partir de agora, o Procurador-Geral do Município, cargo atualmente ocupado por Ricardo Zamora, entra na ordem de sucessão antes da diretora do Foro, cargo atualmente ocupado pela juíza Adriana Rosa Morozini. Zamora ele assumiria a função no caso de impedimento do presidente do Legislativo, cargo do vereador Paulo Ritter (PT) atualmente.

Com a alteração, serão chamados para exercer o cargo, sucessivamente: o vice-prefeito, o presidente da Câmara de Vereadores, o procurador-geral e o diretor do Foro. A aprovação em primeiro turno da emenda havia ocorrido no dia 10 de março.

 

Justificativa do Projeto

A alteração, conforme a justificativa do Paço Municipal é conferir o cargo ao Procurador-Geral, mantendo o exercício do poder no âmbito dos órgãos do próprio município. “a PGM é órgão permanente da administração municipal, hierarquicamente logo abaixo do prefeito, cabendo a ela representar o município judicial e extrajudicialmente. Por força de idêntica racionalidade, não há que se cogitar ofensa ao princípio da soberania popular na indicação do Procurador-Geral do Município para assumir o cargo de Prefeito, ante ao impedimento do Vice-Prefeito e do Presidente da Câmara de Vereadores”, diz o texto da justificativa.

A reportagem de O Timoneiro procurou a direção do Foro da comarca de Canoas no dia 11 de março deste ano. Embora a juíza não tenha conversado com a equipe, membros do Foro informaram que não tem conhecimento da nova Legislação.

 

Projeto do Executivo altera sucessão em casos de ausência do Prefeito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>