Seminário sobre sustentabilidade reúne 200 educadores

Educação para a formação de sociedades sustentáveis foi o tema do Seminário Regional do projeto Educar para Transformar, realizado pela RGE Sul na terça-feira, 15, no Centro de Pastoral La Salle, em Canoas, com o objetivo de inserir a temática da sustentabilidade no ambiente escolar. Cerca de 200 professores, representantes de 18 municípios da região Metropolitana estiveram reunidos em um dia de integração e troca de experiências sobre práticas de educação ambiental.

Na abertura do encontro, o Gerente de Serviços Comerciais da RGE Sul, João Pedro de Quadros, destacou o investimento da empresa no projeto social que visa à formação de sociedades mais conscientes e comprometidas com o planeta, e lembrou da importância da parceria com os professores para a consolidação de um processo transformador. Já o secretário municipal de Educação de Canoas, José de Jesus D´Avila, ressaltou que o projeto vem a somar às atividades desenvolvidas nas escolas do município, sendo uma importante contribuição às instituições de ensino.

O Seminário promoveu palestras, oficinas multidisciplinares e a apresentação do espetáculo teatral “Inventário de Seres e Coisas”. Na rodada de palestras, o antropólogo e psicólogo Roberto Crema, convidou os participantes a saírem da patologia da normalidade rumo ao florescimento do potencial humano.

Segundo ele, o mundo precisa de novos líderes, mas que, primeiramente, aprendam a liderar o seu próprio interior. Já o Doutor em Ecologia, Genebaldo Freire Dias, instigou os educadores a repensarem os cuidados com o meio ambiente, por meio de um curioso diálogo com uma planta, provocando a percepção por um outro ponto de vista, e mostrando a importância de estarmos conectados à natureza. O Doutor em Economia e Ciências Sociais, Luís Felipe Nascimento, ressaltou pontos que podem ser desenvolvidos nas escolas em busca de ações mais sustentáveis, salientando o incentivo à redução do consumo e à economia colaborativa.

O evento reuniu professores de Canoas, Bom Princípio, Brochier, Capela de Santana, Esteio, General Câmara, Harmonia, Maratá, Montenegro, Nova Santa Rita, Portão, Salvador do Sul, São Leopoldo, São Vendelino, Sapucaia do Sul, Taquari, Triunfo e Tupandi