#VÍDEO – Jorge Uequed analisa o Momento Político

Coluna Momento Político, com Jorge Uequed.#VÍDEO Leia a coluna Momento Político completa, de Jorge Uequed, no site www.otimoneiro.com.br.

Publicado por Jornal O Timoneiro em Sexta, 4 de março de 2016

 

Eleições
Continua complicado o processo eleitoral na cidade.
O prefeito Jairo Jorge (PT) quer fazer seu sucessor a qualquer custo, por motivos óbvios e de autodefesa. Já conversou com o deputado Busato (PTB), que não aceitou as condições. Agora, está investindo na candidatura de sua vice Beth Colombo (PRB), que trocou de partido por exigência do prefeito.
Inicialmente, o candidato de Jairo era o deputado Nelsinho Metalúrgico (PT), mas foi afastado inexplicavelmente. O estranho é que nas pesquisas Nelsinho continua favorito, bem a frente de Beth Colombo, do deputado Busato e de Gisele Uequed.
As mesmas pesquisas que os partidos possuem indicam que, no segundo turno, a candidata de Jairo pode ser derrotada.

Dívida
O grande vácuo no projeto dos candidatos a prefeito é a herança maldita que Jairo Jorge do PT vai deixar, uma dívida financeira de mais de R$ 1 bilhão e 500 milhões, ou seja, um orçamento anual da prefeitura só para pagar dívida. Além disso, quebra a organização do sistema administrativo, pois a política de toma lá da cá, com vereador de partidos para obter apoio conviveu com 472 cargos em comissão e com a ofensa a vida funcional dos servidores públicos de carreira.
O Governo Jairo Jorge e Beth Colombo vai deixar o projeto de educação da cidade pior do que recebeu.
Este vai ser o cenário para a eleição municipal.

Troca de partidos
A emenda constitucional que permite, por 30 dias, a troca de partido político, de possuidores de mandato, sem perde-los vai criar grandes alterações na câmara de vereadores de Canoas. A previsão é que as forças da oposição serão enriquecidas com muitos nomes e o prefeito Jairo Jorge vai perder o controle absoluto que tinha sob o Legislativo.

Demissões
O atrito existente entre Jairo Jorge e o Deputado Nelsinho Metalúrgico, ambos do PT, é grande. Círculos políticos afirmam que na, última semana, o deputado Nelsinho demitiu assessores do seu gabinete ligado aos vereadores do PT de Canoas e ao prefeito Jairo Jorge. As mesmas fontes dizem que o prefeito, nesta semana, demitiu setores do PT ligados ao deputado Nelsinho Metalúrgico. Esta briga parece que vai longe, e ela fortalece a candidatura do deputado Nelsinho a prefeito.

Homem forte
Todos dizem na Prefeitura que o novo homem forte, de confiança da primeira dama e do prefeito, é o secretario Guilherme Ortiz. Tem poder de causar inveja.

Excessos
Está sob fiscalização e investigação o custo das próteses do sistema de saúde de Canoas. Quem conhece os dados e os números chega a imaginar de um rombo majestoso.

Candidatos
Começam a aparecer os nomes de canoenses que pretendem concorrer a uma vaga na Câmara de Vereadores. Hoje, todos os 21 vereadores são do sexo masculino e há um grande movimento de mulheres para tentar elegê-las.
A previsão é que cada partido vai precisar fazer, no mínimo, 8 mil votos na legenda, para eleger um representante.
A previsão de votos brancos e nulos e a abstenção devem chegar a 40%.
A previsão é de renovação de 50-60% dos atuais ocupantes do Legislativo.
Grupos de cidadãos estão se organizando para o processo de fiscalização dos gastos, utilização da máquina administrativa, e corrupção do processo eleitoral. Já tem gente dotada de gravadores e filmadoras para abastecer a justiça eleitoral de elementos.